Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Olhar curioso e encantador (BVIW)

 

O olhar de criança contém brilho, encanta e nos faz partícipes de sua procura por luz. Porém, com o seu desenvolvimento, o olhar vai sendo direcionado para novas curiosidades. Bom mesmo é que permanecesse assim. Entretanto, na fase adulta, parece que o nosso olhar vai deixando de enxergar as entrelinhas da vida e passamos a direcioná-lo para que não percamos a direção a seguir. Acredito que é a pressa de viver que interfere na procura de significados novos para o viver.

Por que penso assim? Um dia um dos meus netos, ao ver uma cena do cotidiano, fez-me uma pergunta e eu não o respondi corretamente. Aí é que me dei conta que, no atual contexto, as coisas mudam de forma rápida e inesperada.  Com a sabedoria e o olhar de criança ele enxergou o que eu não vi, e me explicou, em detalhes, o “por quê” e “como” o fato aconteceu.

Diante da situação lembrei-me da razão de tantos porquês das crianças, especialmente em determinada fase da vida; é que elas, sabiamente, não se contentam em ver a coisa pronta, querem saber do processo e dos resultados.

Depois da lição aprendida é hora de pô-la em pratica, pois daqui a sete meses, contemplarei, com muito amor, o olhar de um bebê. Explico-lhes: serei avó pela quinta vez e, seguramente, terei que reaprender a ver, pelos olhinhos dela, novas belezas e diferentes encantos da vida.

 

Ieda Chaves Freitas

20.03.2024

 

Tema da Semana – Olhar de criança

.

Serei avó de uma menina, os quatro primeiros são meninos.

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 20/03/2024
Alterado em 20/03/2024
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links