Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O tema não vingou (BVIW)

 

Ana tinha um tema na cabeça que, segundo ela, daria um belo texto, só não sabia em que estilo escrevê-lo, o certo mesmo é que desejava publicá-lo, pois o assunto, seguramente, despertaria a atenção dos leitores.

A princípio, ela escreveu uma crônica, já que era sua melhor habilidade literária, segundo diziam seus críticos. Em seguida, aventurou-se a produzir um poema, porém o resultado não lhe agradou. Por fim, decidiu que faria um conto, instigada por um convite para participar de uma Antologia que seria publicada brevemente.

Assim, rabiscou as ideias, estudou o roteiro, escolheu os personagens e, lógico, pensou em um final surpreendente. Texto pronto, ela resolveu rever as normas do livro, na perspectiva que estivesse adequado, conforme as regras editoriais. Para sua surpresa, o número de linhas estabelecido era a metade do que ela havia escrito. Ainda tentou retrucar, porém sem uma alternativa plausível, o jeito foi reescrevê-lo.

Mesmo assim certificou-se, mais uma vez, sobre a data do envio e disse, para si mesma: — irei reduzi-lo, sem problemas. Passou um café e se sentou para adaptar o conto. Só que, no processo de redução de linhas, a mensagem que ela havia pensado ficou desconstruída. Por mais que ela tentasse voltar às suas ideias originais, o desfecho não saía como ela queria. Aborrecida e decepcionada, ela desistiu.

No dia seguinte, uma amiga, por mensagem, perguntou-lhe: — E aí, Ana, já encaminhou o seu conto? E ela lhe respondeu: — Escrevi, mas não enviei, e lhe digo que esse foi o último conto que escrevi, pois percebi que não tenho talento para ser contista.

 

Iêda Chaves Freitas

28.02.2024

 

Tema da semana: O último conto

 

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 28/02/2024
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links