Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

#MEMORIAL Recantista#

 

VITRINE I

 

Ao procurar um livro na minha biblioteca encontrei alguns dos colegas aqui do Recanto das Letras. Não sei precisar qual foi o primeiro, mas posso dizer que, além do prazer da leitura, eles têm contribuído para o meu processo de aprendizado. Obviamente, continuo uma principiante, amadora da literatura, mas cada dia mais apaixonada pelas prosas e pelos poemas.

Quando li Poetizando no Ócio, de Cheiene Damásio Uggioni, despertou-me a pensar que, um dia, assim como ela, eu não cultivaria o ócio, pois, aposentada, podia pôr no papel sentimentos e vivências em forma de prosa, isto é, um estilo diferente da produção científica da academia universitária em que escrevi por muitos anos.

Logo que fui me familiarizando com os colegas deste espaço literário, tive a honra de receber dois livros encaminhados, gentilmente, pela poeta Maria Augusta da Silva Caliari - Poetando e Chapeuzinho Azul na cidade maravilhosa. Passei uma semana me deliciando com a genialidade e a diversidade dos temas poetizados e o sentimento de voltar a ser criança, lendo um belíssimo conto com tema atual.

Depois, li Dito e Feito de Antônio Jardel, que me fez, literalmente, ficar “Por entre Sonhos e Poesias”, acalentada e abraçada pelo lirismo dos poemas que me deixaram nas “esquinas”, me tiraram do “Fundo do Poço” e me fizeram ver que “O limite da Poesia” não está nas “Retóricas”, nem nas “Linhas Tortas” muito menos no “Amor (Não) Proibido”, podemos encontrá-la em “Uma Xícara de Chá” ou na “Incerteza”, ou ainda, na “Contramão “. Enfim, ainda me dou conta cada vez que o leio que “Nada é (Foi) em Vão”, pois a poesia enfeitiçou-me.

O mesmo autor me presenteou com Esboços da Alma, um primor de Antologia de poesias, contos e crônicas, e excelentes textos, inclusive alguns dele.

E o banho de literatura de ficção que tomei em Rios de Lembranças de escritor Anderson Horizonte, juro que o meu desafio era descobrir os mistérios de Rose, em um enredo encantador. Ainda releio alguns poemas que permeiam o belo livro, sempre que preciso de inspiração.

Cada uma dessas obras ampliaram o meu respeito e a admiração por seus autores, tendo a petulância de chamá-los de amigos.

 

Leiam a Vitrine II, republicarei-a, também.

 

Iêda Chaves Freitas

27.09.2023

 

Eu apoio, e convido os colegas recantistas para abraçarem essa ideia de compartilharmos o que aqui desfrutamos e, com humildade, aprendemos, além de construirmos amizades sinceras e poéticas.

 

Republicando, por considerar oportuno para a proposta.

O texto original foi publicado em 19.05.2022.

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 27/09/2023
Alterado em 28/09/2023
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links