Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O anjo no altar (BVIW)

 

A felicidade, pode sim, estar na esquina daquela rua onde moram pessoas de bem. E, Maria Luiza, morava lá, na Rua Dom Jaime Câmara, nº 43. Na cidade pequenina não havia bairros, por isso as suas referências eram a Igreja Matriz, a Praça, o Mercado Municipal e a Escola. A casa amarela onde a Maria Luiza morou, dos 5 aos 15 anos de idade, era a última casa da rua, que ficava ao lado esquerdo da matriz. Foi naquela casa, com três janelas na frente, que Maria Luiza aprendeu muito do que lapidou nos anos seguintes de sua vida cheia de aventuras e histórias para contar.

Uma dessas histórias, é que ela foi escolhida para ser um dos anjos, na festa de Nossa Senhora de Fátima, que acontecia no mês de maio. Por ela ser bem franzina e ter um rosto delicado, foi eleita, entre as treze meninas com faixa etária entre 7 e 9 anos, para coroar a Santa, que ficava no topo do altar que tinha 25 metros de altura.

Pois bem, anjinhos dispostos pelo altar e Maria Luíza lá em cima, de mãos postas, posicionada de maneira que a coroa descia do teto, segurado por fino fio de nylon. Ela devia pegá-la em um determinado trecho do hino cantado pelo coral. No exato momento em que Maria Luíza ia pegar a coroa e colocá-la na cabeça da imagem da Santa (o ápice da encenação), um balão, que fazia parte da decoração, estourou, e com o barulho, todos se assustaram, menos Maria Luiza que permaneceu como um anjo, cumprindo o que lhe fora determinado. Só arregalou os olhinhos com o som dos efusivos aplausos, seguido de suspiros de alívio dos fiéis, que temeram ela cair do alto. No final da novena, ela foi ovacionada pelos católicos e organizadores da festa. Essa cena foi lembrada por muitos anos, mas anjo, naquele lugar do altar, nunca mais foi permitido.

 

Iêda Chaves Freitas

08.08.2023

 

Tema da semana: A casa do fim da rua

Obs. A foto é do altar da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Portalegre - RN. A fotografia é Clédina Alves da Rocha. Gratidão.

 

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 08/08/2023
Alterado em 09/08/2023
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links