Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

As rosas falam! (BVIW)

 

Sim, as rosas falam, além de serem belas. Minha mãe, cultivava-as e as escolhiam como companhia  para as manhãs e fins de tarde. Foi ela quem me ensinou que as rosas expressam diferentes sentimentos humanos. Com sabedoria, me disse de maneira leiga, que os espinhos além de proteger as rosas, serviam para ilustrar que, na vida, além de alegrias e prazeres, também há sofrimentos e tristezas. Uma vez ela me mostrou um pingo de sangue no seu dedo, enquanto colhia algumas flores para um arranjo, e usou aquilo como uma lição, me dizendo: sabe filha, entendi que o espinho me machucou para mostrar que eu estou fazendo a roseira sofrer, pois estou interrompendo o fluxo natural da vida das rosas. Ela parou de colhê-las e prometeu que só iria cultivá-las apenas para embelezar o quintal e não o interior da nossa casa.

A metáfora me ensinou que na vida fazemos coisas, muitas vezes, apenas para satisfazer nossas vaidades, esquecendo-nos de pensar nas consequências de alguns dos nossos atos. Pois bem, naquele dia eu ainda não sabia o significado de empatia, mas as lições diárias foram me ensinando a praticá-la.

Na contemporaneidade, percebo a pouca importância que se dar aos bens e valores coletivos, a começar pela falta de preservação ao meio ambiente, logo, não nos importamos com o outro, priorizamos a individualidade. Enfim, esquecemos que vivemos em sociedade e precisamos um do outro, de solidariedade, assim como as rosas que tem nos espinhos a proteção para uma vida mais longa.

 

Iêda Chaves Freitas

25.04.2023

 

Tema da semana: São rosas e seus espinhos

 

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 25/04/2023
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links