Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

PARABÉNS PELO SERVIR!

 

A data 28 de outubro foi escolhida para homenagear o servidor público, por isso resolvi escrever para reafirmar a importância dos serviços públicos prestados à sociedade, mas que, infelizmente, parte da população não reconhece o seu valor. Criou-se um pressuposto equivocado de que os serviços não têm qualidade porque é de “graça”, sem que se concebam o papel dos impostos que mantém “a máquina estatal” em funcionamento.

Por desconhecimento ou ignorância, desqualificam-se não apenas os serviços em si, mas os profissionais comprometidos, competentes e éticos. Devo lembrar que os profissionais, servidores públicos, são formados e capacitados pelas mesmas instituições que prepararam os funcionários para a iniciativa privada. Desconsideram, ainda, essas pessoas que fazem críticas sem argumentos, que às condições de infraestrutura e tecnológicas das instituições públicas, em função do rigor dos processos administrativos, não acompanham o ritmo das empresas particulares. Por esse,  e outros fatores, o servidor público se esmera para fazer o seu melhor, nas atividades que realizam.

As pessoas que utilizam os serviços prestados por empresas particulares, também estão fadadas a terem problemas semelhantes aos que acontecem no serviço público, por ineficiência ou falhas no sistema, pelo fato de que muitos desses serviços são de natureza complexa e envolve um conjunto de variáveis; o que eles têm em comum é que são realizados e geridos por seres humanos.

Professora universitária, por mais de trinta anos, exerci cargos e funções no sistema público, também no privado, por isso posso dar meu testemunho do esforço, do empenho e da competência daqueles que sabem que sua missão é servir a todos que necessitam.

Parabéns aos servidores públicos que exercem suas atividades com dignidade.

 

 

Iêda Chaves Freitas

28.10.2022

 

O art. 236, da Lei N 8.112, de 11 de dezembro de 1990, estabeleceu 28 de outubro como o Dia do Servidor Público no Brasil.

 

Na foto eu, meu esposo e filha, três servidores públicos, nas áreas de educação e saúde.

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 28/10/2022
Alterado em 28/10/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links