Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Adivinha... (BVIW)

 

Dona Giselda era uma mulher simples, porém de uma elegância singular. Nascida na zona rural de uma cidade do interior nordestino, perdeu o noivo por assassinato, e demorou a encontrar outro rapaz para namorar e se casar. Depois do acontecido, em rodas de conversas, dizia: quando eu me casar o marido vai ficar viúvo. Suas irmãs e primas riam dela e diziam que isso era trauma de ter ficado viúva ainda solteira.

Passados alguns anos ela se casou com seu José e, com o tempo, passou a falar, para o marido, que tinha pressentimentos, e sinalizava-os, a cada novo negócio que ele ia fazer. E acertava, mesmo que ele não creditasse, a ela, o ocorrido.

Quando compraram a primeira casa, dona Giselda dizia que não iam ficar muito tempo ali, pois a casa não tinha bons fluidos. Até que compraram outra e, mesmo assim, ela dizia que queria uma casa que ficasse numa esquina, com frente para a nascente, porque era a que daria sorte. E seu José comprou, atendendo ao pedido da esposa, a terceira casa. Lá foram felizes. No entanto, ela continuava tendo seus presságios. Em uma de suas viagens, seu José encontrou uma cartomante que traçou algumas linhas sobre o seu destino, e entre os acontecimentos, dizia que ele ficaria viúvo e se casaria com uma mulher mais nova que ele. Um belo dia, dona Giselda achou esses escritos e ficou muito brava, inclusive, por confirmar a sua premonição sobre a viuvez do marido e, também, por despertar-lhe ciúme, já que ele ia, suposta (e futuramente) se casar com uma moça jovem. Vez por outra esse assunto gerava discursões entre o casal.

Dona Giselda, mesmo não tendo bola de cristal, costumava prever fenômenos que terminavam por acontecer, chegando a antever a brevidade de sua vida, com a tristeza de não ver o aniversário de um ano de sua primeira neta, já que a viu nascer e de ter cuidado dela até os seus 11 meses de idade.

 

Iêda Chaves Freitas

23.08.2022

 

Tema da semana: Bola de Cristal (Conto)

 

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 23/08/2022
Alterado em 23/08/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links