Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Valores e Princípios (BVIW)

 

Dona Helena tem 94 anos de idade, lúcida e atenta ao que acontece no mundo contemporâneo. Gosta de ler e de se manter atualizada. Ao contextualizar fatos, realça a evolução natural da sociedade e faz questão de dar sua opinião. E quando instigada sobre temas polêmicos, relembra narrativas de seus pais, que conviveram com a escravidão, e das lições que lhes serviram de base para orientar a criação dos seus filhos. Relembra que na época de sua adolescência eram poucos os que estudavam. Nas famílias mais numerosas um ou outro filho se formava médico, engenheiro, advogado ou padre.

Ela fala das dificuldades que famílias com poucos recursos financeiros enfrentam, contudo, aprendeu a vencer os obstáculos com esforço, trabalho, coragem e determinação, celebrando cada conquista com alegria e humildade.

Como empregada doméstica, ela aprendeu a valorizar princípios como ética e respeito e que, ensinados aos seus filhos, contribuiu para que eles sejam bons profissionais conquistando o respeito da sociedade.

Dona Helena acredita que o reconhecimento e o sucesso de uma pessoa, independentemente da cor da pele, devem ser obtidos pela competência, esforço, determinação e valores morais que moldam a personalidade.

Assim, diante dos ares do racismo - que permeia a sociedade “moderna” -, ela busca explicações e acredita que falta formação humana, com base em princípios éticos, que são aprendidos no meio em que se vive, sobretudo, o familiar.

 

Iêda Chaves Freitas

19.07.2022

Tema da semana - Ares do racismo (Conto)

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 19/07/2022
Alterado em 19/07/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links