Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Vitrine I

 

Ao procurar um livro na minha biblioteca encontrei alguns dos colegas aqui do Recanto das Letras. Não sei precisar qual foi o primeiro, mas posso dizer que, além do prazer da leitura, eles tem contribuído para o meu processo de aprendizado. Obviamente, continuo uma principiante, amadora da literatura, mas cada dia mais apaixonada pelas prosas e pelos poemas.

Quando li Poetizando no Ócio, de Cheiene Damásio Uggioni, despertou-me e comecei a pensar que, um dia, assim como ela, eu não cultivaria o ócio, pois aposentada, podia pôr no papel sentimentos e vivências em forma de prosa, isto é, um estilo diferente da produção científica da academia universitária.

Logo que fui me familiarizando com os colegas deste espaço literário, tive a honra de receber dois livros encaminhados, gentilmente, pela poeta Maria Augusta da Silva Caliari - Poetando e Chapeuzinho Azul na cidade maravilhosa. Passei uma semana me deliciando com a genialidade e a diversidade dos temas poetizados e o sentimento de voltar a ser criança lendo um belíssimo conto com tema atual.

Depois, li Dito e Feito de Antônio Jardel, que me fez, literalmente, ficar “Por entre Sonhos e Poesias”, acalentada e abraçada pelo lirismo dos poemas que me deixaram nas “esquinas”, me tiraram do “Fundo do Poço” e me fizeram ver que “O limite da Poesia” não está nas “Retóricas”, nem nas “Linhas Tortas” muito menos no “Amor (Não) Proibido”, podemos encontrá-la em “Uma Xícara de Chá” ou na “Incerteza”, ou ainda, na “Contramão “. Enfim, ainda me dou conta cada vez que o leio que “Nada é (Foi) em Vão”, pois a poesia enfeitiçou-me.

O mesmo autor me presenteou com Esboços da Alma, um primor de Antologia de poesias, contos e crônicas, e excelentes textos, inclusive alguns dele.

E o banho de literatura de ficção que tomei em Rios de Lembranças de escritor Anderson Horizonte, juro que o meu desafio era descobrir os mistérios de Rose, em um enredo encantador. Ainda releio alguns poemas que permeiam o belo livro sempre que preciso de inspiração.

Cada uma dessas obras ampliaram o meu respeito e admiração por seus autores, tendo a petulância de chamá-los de amigos.

Continua na Vitrine II.

 

Iêda Chaves Freitas

19.05.2022

 

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 19/05/2022
Alterado em 19/05/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links