Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

A leitura desperta (BVIW) 

 

— Veja vovó, minha tarefa de casa: escrever um texto sobre vida lida. O que é isso, vovó? 

— Tu não sabes o que significa?

— Não, senhora. 

— Eu te ajudo a entender, meu filho. Sente-se aqui.Gostas de ler, não é mesmo?

— Sim, vovó, gosto muito.

— Então, por que gostas da leitura?

— Ah, porque aprendo, viajo por lugares que não conheço e assim desperta minha curiosidade para onde quero ir, faço escolhas por algumas cidades e países, depois substituo; então, vou aprendendo sobre culturas diferentes, o que quero conhecer e visitar cada um desses lugares.

— Isso mesmo, quando lemos descobrimos que temos um mundo de possibilidades para explorarmos, não é verdade? E tem mais: cada livro ou texto que lemos nos remete para outras leituras, pois criam curiosidades. 

— Sim, vovó, e sabe o que mais? Com a leitura descubro que há muitas perguntas que ainda estão sem respostas e que muitas respostas geram novas perguntas, não é mesmo?

— É isso mesmo. As respostas para algumas verdades são provisórias, porque muitas coisas se modificam com o tempo, já outras não convencem algumas pessoas por questões ideológicas, crenças ou conhecimentos já consolidados. 

— É por isso que cada um pensa diferente e tem pessoas que agem diferente do que dizem, não é, vovó?

— Sim, meu filho. Cada pessoa vê a vida a partir de um ponto, por isso que é comum haver divergências sobre o mesmo assunto. E é por isso que ler é importante, para aprender a compreender a dinâmica da vida.

— Obrigado vovó, a vida lida é mais leve e pode ser mais simples, não é?

 

Ieda Chaves Freitas

05.04.2022

 

 

Tema da Semana: VIDA LIDA (Conto)

A fotografia é do meu segundo neto - o Lucca, que gosta de ler e fazer perguntas.

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 05/04/2022
Alterado em 05/04/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links