Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Viva o Arraiá! (BVIW)

 

Lá no meu Nordeste a gente não percebe, com tanta clareza, a chegada da estação das flores, da mesma maneira como se tem aqui nas regiões sul-sudeste, por exemplo. Já no mês de junho vê-se a alegria do nordestino, pela realização das festas juninas, e belas atrações culturais, simbólicas dos santos Antônio, João e Pedro. Nesse período, pego um grande par de asas com destino ao interior nordestino, especificamente, para as terras de minha ascendência. Lá, na boca da noite, escolho o melhor espaço, no Arraiá, e me acomodo para degustar as guloseimas tradicionais, tais quais: bolos de milho e macaxeira, pé de moleque, cocada e outras delícias feitas com leite moça.

Nesses dias que participo de festas juninas, até esqueço a dieta, de modo que chego a comer dois pratos de canjica com pamonha, ouvindo o Rei do Baião. Confesso que sou um coração de aço, mas fico sensível nesse período do ano, já que minhas primeiras paqueras (ou flertes) aconteceram nos ensaios de quadrilhas, no interior do Rio Grande do Norte, lá na serra de Portalegre onde, inclusive, aprendi a dançar forró. Regozijo-me, a cada ano quando lá estou - revisitando as lindas lembranças da minha mocidade -, dos meus sonhos e fantasias que foram muito bem realizados.

Convido a quem não conhece um genuíno forró pé-de-serra, visitar o Nordeste e dançar agarradinho nos belos Arraiás. Aposto que você vai gostar. E viva São João! Viva!

 

Iêda Chaves Freitas

15.03.2022

 

Tema da semana: uma crônica com uso de metonímias.

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 15/03/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links