Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O que importa? (BVIW)

 

Chega um tempo no qual é preciso enxergar as verdades encobertas pela falta de bom senso e, mesmo assim, poucos se dão conta da realidade em sua volta. Penso que o atual contexto de sociedade é exemplo dessa situação, posto que importa mais o poder político, e a riqueza econômica, do que o bem-estar, a segurança da humanidade e do meio ambiente.

Vive-se tempo de inseguranças e incertezas. Por vezes, é a violência que nos assusta e nos faz desconfiados de todos e tudo, induzindo-nos a ficarmos presos ao medo. Noutras vezes, vemo-nos diante de situações imprevistas, a exemplo da atual pandemia do COVID-19, assim como, às mudanças políticas, econômicas, sociais e ambientais, cujas causas, e consequências, são de difíceis soluções nos curto e médio prazos.

Os desastres ambientais ocorridos com mais frequência, no Brasil, sinalizam-nos, não apenas a falta de políticas públicas que considerem a crescente escala da pobreza humana, mas, essencialmente, as consequências das degradações ao meio ambiente. E, menos compreensível e aceitável, ainda, é a falta de ações proativas, mesmo diante dos conhecimentos e farta tecnologias disponíveis.

Enfim, a crescente desigualdade social e econômica, o mau uso dos recursos naturais, o avanço nos desmatamentos, além de outros fatores, induz-nos a percebermos que, quando a razão foi embora, junto com ela foram os princípios humanos e os valores morais e políticos.

 

Iêda Chaves Freitas

22.02.2022

 

Tema da semana: “Quando a razão foi embora”

 

     Uma bela interação que recebo com gratidão do poeta SilvaGusmão (ansilgus)

 

Quando a razão for embora,

Com ela assim partirei,

Sinal de que está na hora,

De tudo que já pensei...

 

No meu peito você mora,

Pra ti sempre fui teu rei,

E o meu peito quase chora,

Ao pensar que fracassei...

 

Minha razão é você,

Pensar diverso, jamais,

Até não tem um porquê...

 

Pois você tão perfeita,

Meus defeitos sim, aceita,

E me pede sempre mais.

 

(SilvaGusmão)

 

 

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 22/02/2022
Alterado em 24/02/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links