Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Há alguns anos Ana usa os óculos para ler e realizar atividades que exigem definição de imagem. Contudo, ela se despe e se veste sem óculos.

Assim, já havia algum tempo que Ana não se via nua, mesmo diante de todos os espelhos que há no seu quarto.

Certo dia, Ana precisou provar uma roupa nova e, antes de vesti-la, colocou os óculos e se olhou no espelho de corpo inteiro. A expressão de surpresa foi imediata. Como assim? Ana enxergou as marcas que surgem com a idade. Com expressão de surpresa, disse em voz alta, mesmo estando sozinha: Meu Deus!, essas marcas não estavam aqui até dias atrás.

Pensava ela: Ué, eu me cuido, faço dieta, academia, mantenho o peso, os exames em dia...

Aí foi quando ela se lembrou de sua última visita ao médico e ele, após elogiar a qualidade de sua saúde, disse-lhe:  Dona Ana, a senhora está ótima, mas é natural que algumas limitações e sinais da idade comecem a aparecer. E acrescentou: A falta de colágeno compromete o viço da pele, hidratá-la com mais frequência é essencial, tomar mais água, se expor menos ao sol, continuar cuidando da alimentação e praticar atividades que lhe deem prazer, porém com segurança.

Ana sai do consultório concordando com os conselhos médicos.

Depois de alguns minutos diante do espelho, ela ficou lembrando da última vez que havia contemplado seu corpo e pensou: quantos tempo fazia mesmo que eu não me enxergava? Acho que alguns anos, e riu.

Em seguida, Ana colocou o vestido novo, viu que havia ficado ótimo nas suas medidas e disse: estou linda, estou viva.

Retomou os seus pensares e concluiu que as marcas, que agora esculpiam o seu corpo, seriam vistas pelas lentes da intensidade de sua vida.

Ana saiu do quarto toda faceira, dizendo para ela mesma: velha, sim, idosa também, e daí?  Viva! Avante!

 

Iêda Chaves Freitas

09.02.2022.

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 09/02/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links