Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O olhar e a Vida

 

Aprendi que o olhar acompanha os estágios da vida. Há a fase que tem melhor alcance, mesmo na penumbra é iluminado pela curiosidade do querer encontrar novidades.

Por algum tempo tem-se olhar de águia, que capta à distância, o que se quer alcançar. E por muitos anos se enxerga possibilidades, ver-se oportunidades e acertar-se muitos alvos.

Com o tempo, o olhar não perde o brilho de encantar-se com tudo aquilo que é belo e puro, enxerga a natureza e o seu real significado para a vida.  

A visão de quem ama não perde o viço, a magia e a capacidade de captar sentimentos, de denunciar aborrecimentos e insatisfações. As emoções continuam a serem vista, a olho nu.

Os olhos de quem tem ternura encontra sentido em tudo que ver, aprende a não comparar e, assim, não dimensionar grandezas, mantendo o foco no essencial.

Quem ama com pureza d’alma, encontra, ao olhar paisagens, boas lembranças nas imagens que arquivou na retina das memórias, selecionando aquelas que realçam o brilho do que foi bom, do que valeu a pena ser visto, vivido, celebrado.

Na maturidade os olhos ensinam-nos a ver o outro, pelas lentes de nossas fragilidades, das falhas e erros cometidos e, assim, faz com que enxerguemos nossa incompletude.

O olhar de um idoso ver a vida passar, no seu ritmo, sem pressa, mas com a habilidade de captar a beleza de voo de um pássaro de volta para o seu ninho.

Mesmo que vá perdendo a sua opacidade, o olhar não perde o alcance daquilo que realmente compõe a galeria da bela arte de viver. 

O meu olhar ainda tem brilho próprio e irradia amor.

 

Iêda Chaves Freitas

26.01.2022

 

Interação do poeta Jacó Filho 

 

Tem a poesia circulando,

No coração de quem ama,

Sempre age, não reclama,

E vai, não vai, tái cantando..

 

Jacó Filho 

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 26/01/2022
Alterado em 03/02/2022
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links