Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O Professor ...

 

... é aquele que contempla, da janela da sala de aula, a beleza do trabalho prazeroso de educar.

... é aquele que procura, pelos corredores da escola, apreender lições com a diversidade dos alunos, observando o ritmo de caminhar de cada um deles.

... é aquele que ensina seus alunos a percorrerem as veredas que os levam as dúvidas e, com isso, a buscarem respostas, mesmo que provisórias.

... é aquele que circula pelas melhores bibliotecas, e orienta os seus alunos a procurarem os livros que os fazem descobrir o quanto é pouco o que se sabe do quase tudo que existe.

... é aquele que sabe que a vida é uma escola de referência, sendo que dela se tira as melhores lições orientadoras de ações para transformar vidas.

... é aquele que aprende, nas estradas do conhecimento, a continuar pesquisando as melhores práticas de sistematizá-lo e transmiti-lo.

... é aquele que busca, diariamente, nos labirintos de suas competências, exercer suas mais preciosas habilidades.

... é  aquele que reconhece a importância de uma boa comunicação e da empatia.

... é aquele que ao escolher sua profissão descobre que antes de formar pessoas, faz-se necessário transformar a visão que ele próprio tem sobre a incompletude do ser.

... é aquele que é mestre quando instiga seus alunos a enxergarem além das entrelinhas dos textos, slides e outras formas de comunicação.

... é aquele que sabe que sua especialidade não está apenas na sua área de formação, mas, essencialmente, em ensinar o estudante a descobrir suas próprias trilhas para o aprendizado.

... é aquele que tem, no aperfeiçoamento contínuo, uma exigência natural para acompanhar as mudanças contextuais e comportamentais de uma sociedade em transformação.

... é aquele que merece o respeito de todos que sabem sobre a responsabiliz(ação) no processo educativo.

 

Iêda Chaves Freitas

28/10/21

 

Na figura do Professor, notadamente da Rede Pública, presto minha homenagem aos servidores públicos que, assim como eu, sabem do compromisso social em fazer bem feito o seu  trabalho com ética e respeito.

Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 28/10/2021
Alterado em 28/10/2021
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links