Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Nesse tempo de pandemia, os sistemas de ensino – público e privado - tiveram que ofertar o ensino por meio presencial, remoto e modelos híbridos. Essa ação, não planejada, despertou, nos gestores educacionais e na sociedade, a necessidade de que sejam repensadas as políticas de educação em vigor diante das dificuldades encontradas, com destaque para as escolas públicas, incluindo as que se localizam nas zonas rurais dos municípios. No conjunto das dificuldades estão a falta de material didático de apoio e a insuficiência ou não disponibilidade de computadores e rede de internet, em parte das escolas e dos lares.

Todos os envolvidos passaram a analisar, a partir das lições tiradas com essas experiências, novas perspectivas para a oferta e manutenção de uma educação com qualidade social, reconhecendo que é preciso rever às modalidades de ensino, visto que os modelos adotados se mostram atrasados em relação aos avanços da sociedade.

Há modelos de sistemas inovadores em países como a Finlândia e no nosso próprio país, a exemplo do estado do Ceará e outras experiências pontuais em cidades brasileiras que contemplam a participação e o comprometimento da sociedade no processo educativo.

É salutar incluir em uma nova proposta pedagógica, que em todos os espaços de apreensão do conhecimento, os professores e equipe de apoio educativo e, também, os familiares, aprendam e se mantenham sistematicamente atualizados sobre o como fazer uso eficaz de recursos didáticos pedagógicos, tendo em vista as potencialidades das crianças e dos jovens da Era da Informação.

Portanto, uma nova política educacional deve propor ações efetivas que considerem as diferenças socioeconômica e de escolarização das famílias, os locais de moradia, a logística, o tempo de aprendizagem dos alunos nas suas respectivas etapas de ensino, com destaque para a importância da educação infantil e do ensino fundamental, as quais, respectivamente, são responsáveis pelo desenvolvimento integral da criança.

Reconhece-se que, nas últimas duas décadas, houve avanços nas metodologias de ensino para alunos que necessitam de atendimento educacional especializado (AEE), no entanto, há que se garantir a efetiva participação das famílias e da sociedade, no processo educativo, sendo o elemento mais importante para uma efetiva inclusão social, além da formação dos professores e equipe escolar, a compreensão da sociedade sobre as diferenças de comportamento e de aprendizagem. Incluir é muito mais do que apenas inserir o aluno numa sala de aula do ensino tradicional e regular.

Enfim, o desenvolvimento sustentável do nosso País exige uma educação de qualidade social que potencialize o saber para o modelo de sociedade do Conhecimento.

Iêda Chaves Freitas

13.03.2021
 
Interação do poeta Jacó Filho 
 
Ensinando aprendemos,
Que o saber dividido,
Cresce se bem recebido,
E que unidos, crescemos...

( Jacó Filho)
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 13/03/2021
Alterado em 13/03/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links