Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Tomei emprestada a letra de uma música para expressar o que penso sobre a vida, os momentos de alegrias e tristezas, de lembranças e saudades, de encontros e reencontros, na perspectiva de que, de fato, “é preciso saber viver” a cada novo dia.
A letra dessa música
[i] especialmente para mim, tem muitos significados, a partir da frase inicial quando diz assim: “Quem espera que a vida seja feita de ilusão pode até ficar maluco ou morrer na solidão ...” E a solidão é um dos meus maiores medos, desde minha infância, pelo que tenho trabalhado, sistematicamente, para superar essa sensação.
Escolhi viver, intensamente, aproveitando cada fase e, com isso, aprender a exercitar minha capacidade de ação e reação, porque como diz a letra da música, “toda pedra no caminho você pode retirar...” e assim tenho feito para não interromper o meu caminhar.
Aprendi, também, a enxergar que a vida é bela como uma flor, mas “numa flor que tem espinhos você pode se arranhar”, mas, nem por isso, deixo de cultivar meus jardins, sentir o aroma e enxergar o colorido da felicidade.
Diante das lições da vida venho rascunhando e passando a limpo um diário de emoções e sentimentos, sabendo que: “é preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer, é preciso saber viver”. E assim ainda estou a poetizar os momentos de ternura, a chorar quando sinto vontade e a sorrir para os encantos que a vida me oferece com as graças divina.
É certo que com a maturidade refinei o meu olhar, aperfeiçoei as escolhas, tendo o cuidado de me agarrar naquilo que me dá mais segurança, pois “se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver...”
Nesses tempos modernos cada vez mais é preciso saber viver, sem ilusões, para não ficar maluco e, nesse contexto é preciso aprender a se conectar para não sofrer e morrer na solidão. E, entre outras razões, estou aqui, nesse Recanto, porque ”É preciso saber viver” incluindo a poesia como uma boa companhia!
 
 
[i] Composição de Roberto e Erasmo Carlos, mas prefiro ouvi-la na interpretação do grupo Titãs.
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 09/02/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links