Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Admiro a perfeição e de quem a busca sistematicamente. Quem não gosta de uma leitura apurada, em todas as áreas culturais, de uma obra que encanta? 
 
E por pensar assim é que observo, atentamente, os cenários cotidianos e, a cada dia, tenho me preocupado com a qualidade da educação brasileira. Os resultados que vejo, nas estatísticas, decepciona-me, até chegam a abalar minha esperança.
 
Na condição de catedrática é natural que eu almeje por uma educação que seja capaz de desenvolver competências e habilidades nas crianças, adolescentes e jovens. É natural que eu queira ver, na prática, um ensino que assegure um letramento efetivo, que dê suporte para que o aprendiz vá além de saber ler e escrever, que aprenda, de fato, a pensar, a refletir e a agir em uma sociedade de rápidas e inesperados mudanças.
 
E é nesse contexto que sinto a ausência de entusiasmo por uma aprendizagem significativa, e percebo essa ausência tanto dos jovens como nas famílias. Sem comprometimento com o aprendizado consistente, baseado em um sólido conhecimento, não há como conquistar independência para o processo de desenvolvimento intelectual e pessoal. Ou seja, o domínio do saber que em tempos não muito distante se conseguia obter em escolas públicas, parce ter perdido a solidez, mesmo com bons professores e mais recursos pedagógicos. Argumento, além disso, é imprescindível um fazer pedagógico comprometido com os resultados.
 
Sinto medo de que o avanço das tecnologias não encontre inteligências para continuar avançando os processos de desenvolvimento social e econômico, posto que convivemos em um sistema cada vez mais competitivo e num mundo do trabalho e não do emprego.
 
Temo que os adultos do futuro se percam em um caminho sem volta, pela falta de um rumo certo – uma educação com qualidade social. Temo que o volume de informações não seja suficiente para assegurar a qualidade do conhecimento necessário para o processo de desenvolvimento de um país com vasta riquezas naturais e potencialidades humanas.
 
Temo pela falta de compromisso social, não apenas dos governantes, mas da população que reclama de uma ineficiência decorrente das ausências de compromissos coletivos.
 
                                 Iêda Chaves Freitas
 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 22/01/2021
Alterado em 22/01/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links