Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

ESCOLHI SER PROFESSORA

Escolhi como profissão ser professora e, muito mais do que ensinar, aprendi no exercício da profissão, a ver a vida com o sentido de transformação e aperfeiçoamento.
Ser professora me permitiu aprender a ter cada vez mais cuidado com a minha imagem, não a da aparência e, sim, a da essência, aquela que fica patenteada como marca e que passa a ser referência para os alunos e outras pessoas.
Ser professora, numa época em que dar aulas se limitava a uma sala com quadro e giz, livros e biblioteca físicos, oportunizou-me aprender a inovar nas metodologias, de modo a ressignificar, continuamente, o valor ao conhecimento.
Ser professora no contexto atual, que muda rapidamente, no qual somos levados de um mundo do ser para o mundo do tornar-se a ser¹, impõe-nos também que nos tornemos excelentes no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O ensino tende a ser, a partir dessa premissa, em todos as suas etapas e níveis, além de presencial, também remoto, requerendo, além de conhecimentos atualizados, mais tempo dos professores para o processo de ensinar e aprender, de modo a atender aos requisitos de qualidade e exigência de uma sociedade moderna.
Ser professor é escolha, uma vocação e, só toma essa decisão, quem sabe o valor do saber e tem a humildade de querer aprender.



[1] Em: A Individualidade Numa Época de Incertezas de Zygmunt Bauman e Rain Raud, 2018.
 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 15/10/2020
Alterado em 15/10/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links