Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
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Textos
Certa vez me perguntaram: - “Por que você gosta tanto de usar este vocábulo?” Respondi que era porque traduzia mais do que ações pontuais ou iniciativas brilhantes. Na verdade, quem se compromete com o que faz, dá início, executa, conclui e acompanha os impactos do que foi feito. Entretanto, a resposta não foi bem entendida. Então, para melhorar o que havia dito, exemplifiquei: “Ao dizer que vou instalar um laboratório de informática, numa determinada escola, e ao fazê-lo, cumpri com o meu objetivo inicial, mas se o desempenho da aprendizagem não melhorou, e os impactos foram negativos, a execução não foi positiva; concluo que não me comprometi com os propósitos, pois não ofereci, preliminarmente, a formação adequada aos profissionais para utilizar os laboratórios como recursos pedagógico no processo ensino-aprendizagem”.
O exemplo acima pode servir para o momento atual da Pandemia, partindo da premissa de que, mesmo com políticas públicas implantadas há mais de uma década, e algumas escolas tendo sido dotadas de laboratórios de informática, mesmo assim,  o sistema público não foi eficaz em oferecer ensino remoto, e, entre outras causas, está a insuficiência do alcance da Rede de Internet em algumas comunidades, incluindo a  zona rural de muitos municípios brasileiros. Está inclusa nesta conjectura, as dificuldades das famílias, tanto nos aspectos de suporte tecnológico, quanto no conhecimento e de metodologias necessárias ae apoio educativo.
Conclui-se que, nesse caso, mesmo tendo uma política educacional implementada, faltou comprometimento de todos, gestores, educadores e sociedade em geral, nesse período de 13 anos, de modo a tornar as tecnologias da informação e do conhecimento e, de todo o seu aparato de infraestrutura necessária e suficiente, apto para garantir a oferta de ensino remoto. Com as deficiências do atual sistema, notadamente da educação básica,  se implementado o ensino remoto, poderá ter comprometida, negativamente, a eficácia não apenas dos resultados da aprendizagem educacional, mas de seus impactos no processo de desenvolvimento social e econômico.

 
http://proec.ufabc.edu.br/epufabc/ensino-remoto-na-educacao-basica/
https://www.fnde.gov.br/programas/proinfo
http://portal.mec.gov.br/proinfo
http://educacaoconectada.mec.gov.br/
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32086-proinfo

 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 09/10/2020
Alterado em 09/10/2020
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