Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
CRÍTICA OU OPINIÃO

Sou novata neste recanto de lindas letras, praticando uma nova atividade em estágio de iniciação, ou melhor, diria que estou na fase do “letramento”, o que, na educação formal, dá-se no período do primeiro ao terceiro anos, do Ensino Fundamental.
Pois bem, fui indicada por um escritor para participar do site Recanto das Letras, dizendo ele que seria bom para que eu descobrisse quais gêneros e estilos eu melhor me identificaria. Assim estou fazendo, lendo textos de poetas brilhantes, sendo curiosa para entender/aprender os diferentes estilos, apaixonando-me por alguns e desejosa de conhecer, pessoalmente, amigos escritores que me cativam.
Contudo, tenho me feito a seguinte indagação: os comentários que recebo são críticas ou opiniões? Mesmo que tenham conceitos diferentes, aprendi que se escreve para o leitor, então devemos estar preparados para receber dele a sua impressão, qualquer que seja o estilo ou o formato. Neste sentido, estou adotando a seguinte postura: quando entendo como críticas, estas me instigam a reler os textos e ver se os meus argumentos permanecem robustos ou se vale a pena rever minhas concepções e conhecimentos sobre os temas abordados. Entretanto, quando os comentários são opinativos, esses não mudam meu ponto de vista, entendo como um outro olhar de um outro ponto. Se estou certa, não sei, estou em processo de descobertas, concordando com o que disse um amigo jornalista e escritor: “Escrever é para os que se conhecem e dizem o que pensam independentemente do outro, apesar de esperar do outro a confirmação.” (José de Paiva Rebouças, 28.07.2020, Jornal de Fato, Mossoró RN, pág. 02.)
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 02/09/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links