Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O QUE VOCÊ QUER SER...
Certo dia, em uma “Feira do Livro”, um colega jornalista, e escritor, ao fazer a abertura do evento comentou uma passagem de um diálogo com sua filha, em que ele a perguntou: “Filha o que você quer ser quando crescer?” E ela, sem titubear, respondeu: Adulta. Ele relatou sua surpresa, posto que esperava outra resposta, tipo: uma profissão. Depois seguiu sua fala, voltando ao tema do evento, que se referia a importância da leitura na fase da infância.
Logo após aquele dia, peguei-me pensando na resposta da menina e fazendo a seguinte conjectura: como deve ser impactante, para a vida de uma criança, o comportamento dos adultos, notadamente, daqueles que convivem mais próximos ao seu processo de desenvolvimento. Se nossas ações são efetivas é provável que podemos ser referência. Se são negativas...
Obviamente, já sabia que os bons exemplos são mais importantes do que discursos e que, além de nossas práticas, os nossos posicionamentos também merecem atenção. A nossa fala pode repercutir nas ações futuras das crianças, que escutam as mesmas mensagens e, muitas vezes, fora do contexto próprio de seu nível de compreensão ou interpretação. Daí, penso eu, que as práticas de racismo, bullying e até indiferença a algumas situações sociais amplamente praticadas na sociedade “moderna” possam ser reflexos do ambiente familiar.
Daquele comentário, ficou-me a lição; e, nesses últimos tempos, o exemplo, pois tenho o privilégio de ter um neto com idade de sete anos, com um aguçado senso crítico diante o que se diz e o que se faz na sua presença. Fica a dica.
 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 16/08/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links