LIBERDADE
Aprendi, com a vida, o que é, de fato, liberdade. E por discordar do entendimento comum, criei um conceito que correspondesse ao que ela representa para mim.
Foi preciso viver alguns anos até eu conseguir a liberdade que sonhava desde tenra idade. Até conquistá-la, custou-me um longo processo de trabalho e aprendizado.
Quando criança e adolescente aprendi (e pensava), que ter liberdade era ser livre. Talvez isso se devesse pela ideia da liberdade associada ao voar dos pássaros, ou o bailar das borboletas, ou ter independência financeira, ou ainda confundindo com ser livre, não ter amarras, fazer o quê e quando quisesse. Valia para qualquer ação.
Obviamente que, com o avançar da idade, e os conhecimentos acumulados, o significado e os conceitos foram tomando moldura na minha mente, até que, a partir de uma situação real, aprendi que liberdade é muito mais do que ter independência ou ser livre para fazer minhas vontades, nos limites da lei. Ter liberdade é, também, assumir responsabilidade.
Portanto, pelo que incorporei com o próprio aprendizado, posso estar sendo presunçosa, mas, liberdade para mim, é saber fazer escolhas e, com base nelas, assumir não apenas as responsabilidades, mas o compromisso de construir uma marca.
Com esse pressuposto, assumo minha liberdade, não transfiro o sabor de minhas vitórias e nem o peso das minhas derrotas, assumo-as. Sem vaidade, às vezes divido e compartilho os bons resultados, as conquistas.
Entendo que, vivemos em sociedade democrática, somos livres, pelo menos, em teoria. Assim devemos respeitar as leis, os deveres e os direitos. No entanto, na prática, a maioria das pessoas, geralmente aquelas que não cumprem os seus deveres, reclama de seus direitos, inclusive de ser livre para agir, no entanto, nem sempre reconhece o dever de responsabilizar-se pelos atos, quando esses não são dignos.
Diante disso, tenho dito: liberdade é ser capaz de pensar antes de agir, responsabilizar-se pelas ações, inclusive, aquelas que foram feitas sem pensar.
Assumo minha liberdade de ter compromisso com a vida em sociedade.
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 14/07/2020