Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
PAIXÃO

Mais um pedido de leitor, mais um desafio que aceitei. Razão: sou apaixonada pelo que faço, como já expressei antes: o que faço é porque gosto, tenho prazer. Porém, quero lembrá-lo que escrever sobre temas como este é uma atividade recente, ainda estou me descobrindo nessa seara da produção literária.

A paixão, assim como o amor e a amizade, mexe com as pessoas, dá vida, movimento, busca, conquista. Todavia, apresenta uma particularidade: ultrapassa o limite da lógica, o que não quer dizer que seja ilógica. Faz parte da existência do ser. Quem não tem uma paixão? Quem não quer ou deseja viver uma paixão? Quem já não se apaixonou pelo menos uma vez?

A paixão não é sentida apenas por uma pessoa. A paixão pode ser por um time de futebol, pelo trabalho, pelos filhos. Conheço pessoas que têm paixão por sua moto, por seu carro, por um ídolo. Colecionadores são movidos pela paixão aos objetos que colecionam.

Dizem que a paixão é cega. Mas, é preferível a cegueira provocada pela paixão, do que a falta dela. Dizem também que ela é perigosa, ah! isso é. E, também, por isso, o medo e o cuidado que devemos ter ao senti-la. Mas, viver sem perigo é utopia.

A paixão transforma as pessoas e, geralmente, para melhor. Sendo assim, considero-a positiva. Mesmo que não fosse, ter motivo para mudar é sempre preferível do que não ter.

Ser ou estar apaixonada faz as pessoas lutarem pelo objeto da paixão e, muitas vezes, acaba descobrindo, em si, potencialidades que eram até então, desconhecidas. A paixão é efêmera e, que bom, assim diminui o impacto da irracionalidade a ela atribuída. Ela é, também, dinâmica, o que a faz ser um aspecto positivo, pois a vida também é. A monotonia não é desejável para ninguém, envelhece, torna-nos pessoas amargas.

Ah, também acho que a paixão motiva, impõe-nos criatividade. Quem já não fez malabarismo para conseguir conquistar uma pessoa ou ter o objeto da paixão? Não tem uma idade certa se apaixonar, nem sexo, assim como não ela tem passado, mas um presente que não planeja em demasia o futuro, por isso, caracteriza-se pela intensidade.

Dizem, e eu concordo, que a paixão é pura, não tem maldade ou malícia porque é espontânea. Contudo, esse sentimento denuncia quem está apaixonada, dada a euforia que provoca ao estado de espírito, expressando-se pela emoção, pelos gestos de contentamento, pelo bem-estar que gera em que está apaixonado.

Apaixonar-se é sinal de vitalidade, de disposição. É viver momento mágicos, com intensidade. Dito isso, é preciso, pois, ter razões para acreditar que a paixão é muito mais do que um sentimento, é uma arte, pois se vê beleza nela.

Sou apaixonada, inclusive por mim.
 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 10/07/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links