Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
SÁBIAS PALAVRAS

Quando eu era pequena, e continuo pequenina em estatura, minha mãe uma vez me disse: “Minha filha, quando se é, não precisa dizer, apenas ser”. Passei muitos anos pensando e agindo de acordo com suas sábias palavras, até que o marketing veio dizer o contrário, que não é bem assim, que além de ser, é preciso que se construa ou projete uma imagem positiva, usando diferentes estratégias e meios de comunicação, de modo que essa ferramenta fortaleça a imagem profissional e pessoal.

Até aí tudo bem, mas convenhamos, algumas profissões ou atividades, penso eu, poderiam dispensar as estratégias de marketing e se concentrarem em alguns atributos que compõem valor ao profissional. Escolhi para ilustrar essa ideia duas importantes profissões: a de professor e a de médico. A primeira, pela possibilidade de formar e transformar pessoas cidadãs; e, a segunda, por permitir prevenir, diagnosticar, tratar e curar os males dos humanos, reduzindo-lhes o sofrimento, quando possível.

Ambas as profissões lidam com pessoas, por isso mesmo o conhecimento teórico e de técnicas por si só não bastam (títulos e aquisição de instrumentos modernos e sofisticados) para qualificar essas atividades que, penso eu, têm outras características esperadas para esses profissionais, tais como o respeito quando do atendimento às pessoas, a humildade em reconhecer quando é necessário se atualizar no conhecimento que está sempre em evolução e, principalmente, o exercício da ética, o que também aprendi com as sábias palavras de minha mãe sem letramento, mas que me dizia: “Aja como se fosse você a outra pessoa, cuide para não precisar se desculpar ou se arrepender depois”. Hoje acho que ela traduziria suas palavras assim: “Cuidado! Você pode estar sendo filmada! Além de fazer direito, sorria!”

Assim, entendo que a melhor imagem pessoal ou profissional que se pode ter é ser competente na escolha feita, imaginar que nossas ações podem exercer influência ou consequência para os resultados e impactos que podem gerar nas pessoas, por conseguinte na sociedade. Aprender que o mérito é reconhecimento pelo feito, de preferência com amor.

É difícil imaginar um professor que não se orgulhe das conquistas de seus ex-alunos e reconheça que contribuiu para o processo de evolução daquela pessoa. Igualmente o médico, cuja importância é reconhecida por seus pacientes em todo o processo de tratamento, ambos, de fato, apenas exercendo o seu compromisso com o ser.

Com essa percepção não estou negando o papel que o marketing exerce na sociedade em quaisquer de suas áreas de atuação empresarial, pessoal ou profissional, quero apenas destacar a relevância do SER em todas as profissões, e na vida, assim tornar-se o responsável pela sua própria marca, aquela que foi patenteada pelo compromisso com a missão que escolheu para a vida.
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 18/06/2020
Alterado em 29/06/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links