Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
É preciso saber viver
Tomei emprestada o título de uma música (gosto de ouvi-la na interpretação dos Titãs), para expressar o que penso sobre a vida e suas diferentes nuances - momentos de alegrias, de tristezas, de lembranças e saudades, de encontros e reencontros, de trabalho e descanso, só e acompanhada, mas com a mesma perspectiva de que “é preciso saber viver” cada momento, cada etapa, cada novo dia.
A escolha da canção também se deu porque ela faz parte de minha história, de um momento importante da vida, de uma entrada triunfal em um centro de convenções lotado por autoridades e pessoas importantes, em cuja ocasião eu assumia uma relevante função gestora, um reconhecimento, por mérito, de minha atuação docente. E foi inesquecível aquela noite, que marcava o início de uma atividade na minha carreira profissional, isto é, um registro importante na minha biografia.
Pois bem, a letra dessa música é simples ao mesmo tempo em que é, especialmente para mim, significativa, quando diz: “Quem espera que a vida seja feita de ilusão pode até ficar maluco ou morrer na solidão ...” E a solidão é um dos meus maiores medos, desde minha infância, talvez tenha uma explicação, ainda não investiguei a causa, no entanto, cada vez mais tenho trabalhado para superar essa sensação e, ler e escrever, tem sido uma delas, assim me sinto bem acompanhada.
A verdade é que tenho vivido intensamente, aproveitando cada fase da vida e, nesse percurso já trilhado, aprendi, como diz a letra da música, a tirar muitas pedras do meu caminho, porque “toda pedra no caminho você pode retirar...” e assim o fiz, sem, em nenhum momento, vê-las como impedimentos para o meu caminhar, apenas como obstáculos que tive que superá-los, pois assim exercitei a capacidade de agir e reagir, planejar e realizar meus sonhos.
Aprendi com a vida que as dificuldades aparecem para que valorizemos o simples e enxerguemos o que é belo, pois assim como é bela a vida, também é a flor, mas “numa flor que tem espinhos você pode se arranhar”, porém, nem por isso deixamos de cultivar nossos jardins e de ter o prazer de sentirmos o aroma e enxergarmos o colorido da felicidade.
Diante das lições da vida, fui rascunhando e passando a limpo um diário de emoções e sentimentos, com o firme propósito de continuar aprendendo, tendo em mente que: “é preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer, é preciso saber viver”. E assim ainda estou aprendendo a poetizar nos momentos de ternura, a chorar quando sinto vontade, celebrar e sorrir para os encantos e presentes que a vida me oferece de graça, e com as graças divina.
É certo que com a maturidade refinamos nosso olhar, aperfeiçoamos nossas escolhas, tendo o cuidado de nos agarrarmos naquilo que nos dá segurança. A cada dia tenho procurado, na linha do tempo, não perder o equilíbrio, separar o joio do trigo, pois “se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver...”
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 21/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links