Ieda Chaves Freitas
Percepções sobre o que li, vi e vivi.
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
VAI PASSAR, COM O TEMPO PASSA

Faz alguns dias que ela anda meio silenciosa, parecendo triste, apática com o que acontece ao seu redor. Aparentemente está tudo normal na sua vida e na de seus familiares e amigos, portanto não está aí a possível causa.  E assim me pergunto: e qual(is) seria(m) o(s) motivo(s) para esse comportamento arredio?

Terá sido uma decepção recente ou remanescente? Terá ela gerado expectativas quanto a alguns de seus projetos que não se concretizaram? Estará ela sentindo falta de uma companhia desejada e que não pode ter nesse momento? Terá esquecido de realizar algo importante e está chateada por isso? Ou simplesmente fez uma pausa na sua euforia para refletir sobre o que quer realizar com prazer e sem culpas, mas está difícil encontrar as melhores estratégias para iniciar um novo plano de voo, e essa realidade a incomoda? Será que perdeu o interesse por muitas coisas das quais gostava? O que mesmo a fez mudar? Cadê sua alegria? Seu jeito simples e afetivo de ser? Quero-a de volta!

De fato, quando se conhece alguém que sempre demonstrou alegria de viver, com energia e entusiasmo para trabalhar, que gosta de praticar atividades físicas, tem uma vida social ativa, disponibilidade para familiares e amigos, é parceira e colaboradora de ações sociais e mesmo assim reserva um tempinho na agenda para cuidar da aparência (essa é mais uma das qualidades que nela admiro: estar e sentir-se bem), e de repente  muda de humor e de atitudes, fica clara a urgência em se investigar as causas da mudança.

Penso que é oportuno recomendar-lhe buscar apoio de um profissional que possa sugerir uma terapia, seja qual for, desde que identifique as causas e aponte soluções, a curto e médio prazos, de modo que esses sintomas de melancolia venham a ser amenizados e não agravados. Sinto falta de sua alegria.

Mudanças de humor podem surgir por várias razões; no entanto, a intensidade e o tempo de um comportamento negativo sugerem que sejam tomadas precauções, pois não se brinca com a saúde, notadamente as de comportamento e mudanças de humor.

Sabe, amigo é para essas coisas, sempre disposto a  cuidar de quem lhe faz um bem danado para conversar, partilhar sentimentos, risos, choros e emoções, em qualquer dia e lugar, ocasião e tempos de suas vidas, perto ou distante, mas mantendo a sintonia de quem conhece um ao outro.

E o que eu quero é encontrar uma forma de resgatar a pessoa que eu sempre conheci, por quem mantenho apreço e consideração, carinho, respeito e bem querer, ou seja, todos os bons sentimentos e lembranças que mantêm nossa fiel amizade e cumplicidade.

Espero mesmo é que toda essa minha preocupação seja exacerbada, e no nosso próximo encontro, podendo ser até amanhã, eu a encontre com outros ares e perceba que tudo vai passar, foi apenas um mal entendido, um nó que ficou preso na garganta, um choro que não saiu, uma decepção que a frustrou, mas nada que um pedido de perdão não possa acalmar seu coração e ela volte a nos contemplar com sua alegria em forma de ternura e simplicidade.

Vai passar! Tudo passa com o tempo.
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 18/02/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links